Revista Graphprint - Edição 182

GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 Equipamentos para grandes formatos 25 PAPO RÁPIDO A empresa acredita ser importante oferecer ao cliente a possibilidade de imprimir dentro do mesmo fluxo de trabalho tecnologias de offset e impressão digital, muitas vezes, combinadas? É uma alternativa viável dentro do mercado de grandes formatos? AGFA “Totalmente, uma tecnologia complementa a outra, levando ao cliente comprador de produtos impressos vantagens de ter uma cam- panha que seja planejada em diferentes mídias e que pode ser atendida com o mesmo fornecedor. Isso traz confiança e padronização, pois acaba sendo mais fácil para a gráfica ter um padrão de cor controlado para folders e banners por exemplo, evitando diferentes resultados e trabalhando com um único e mais completo fornecedor. Com o grande formato, o gráfico também pode sugerir outras aplicações que não alcançava com a tecnologia offset. Fora as vantagens da impressão digital, como personalização, baixas tiragens e possibilidade de imprimir em diversos diferentes substratos”, fala Sousa. DURST “Assistimos a uma migração para o digital também no segmento de grandes formatos. A explicação é simples: o custo é mais acessí- vel, pois estamos falando da produção de vários trabalhos, cujas versões possuem tiragens limitadas e prazos de validade curtos. No digital, elimina-se a chapa, os processos intermediários e as variáveis a que está sujeita a aplicação offset. O segundo fator está na agilidade. Com equipamentos como os da Durst, por exemplo, pode-se produzir em escala industrial sem oscilação de qualidade, e a troca entre trabalhos é muito rápida. Isso não seria possível em offset”, diz Pi. HP “Sim. Temos diversos casos de clientes de HP Indigo (offset digital) produzindo capas de fotolivro em tecidos canvas em impressoras HP Látex. A tecnologia de impressão HP Látex é mais versátil do que a tecnologia offset em termos de substratos e, quando combi- nadas, essas tecnologias possibilitam a criação de produtos novos e diferenciados. Esse movimento de complementação abre novas portas para os clientes que possuem offset, pois podem passar a oferecer impressões de grande formato, entregando para seus clientes tudo o que precisam. É o conceito de ‘one stop shop’, um único fornecedor para resolver todas as necessidades de impressão do cliente”, diz Fabbrini. mento instável, mas isso já foi superado e as demandas por grandes formatos e co- municação visual vêm aumentando gra- dativamente. Estamos confiantes de que haverá um crescimento ainda maior em 2018, por conta da retomada da economia e necessidade dos clientes em se desta- car diante dos competidores”, avalia. A HP registrou um bom crescimento quando comparamos o desempenho do ano passado em relação a este ano. “Além disso, temos acompanhado uma recuperação gradual da economia e do mercado e as feiras do setor têm nos trazido uma visão mais otimista do fu- turo”, lembra Fabbrini. Eduardo Sousa, gerente de marketing da Agfa: “A Agfa conta com um portfólio completo, mas um equipamento confirmou sua aceitação pelo mercado devido a quatro sistemas instalados. Trata-se da Jeti Tauro H2500, que conta agora também com a tecnologia UV LED.”

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