Revista Graphprint - Edição 182

GRAPHPRINT DEZEMBRO 17 Balanços 19 minuição dos preços de venda. No Brasil, o aumento de preços nas exportações, o aumento do volume de vendas nacionais e os menores custos com as paradas de manutenção foram parcial- mente compensados pelo menor volume de vendas de exportação e câmbio desfavorável. Os lucros na Europa e na Rússia foram maiores, principalmente devido à redução dos custos do período de inatividade para manutenção. O resultado líquido do negócio Embalagens para Consumo no terceiro trimestre de 2017 foi de US$ 54 milhões, comparado com o prejuízo de US$ 14 milhões (um prejuízo de US$ 5 milhões, excluindo os itens especiais) apresentados no segundo trimestre de 2017. O aumento no lucro na América do Norte aconteceu devido ao aumento nos preços de venda, maiores volumes de vendas e custos menores do período de inatividade para manu- tenção. Os resultados na Europa refletem maiores volumes de vendas e menores despesas relacionadas ao período de inativi- dade para manutenção. A International Paper informou os resultados da participação na joint venture Ilim, de US$ 48 milhões no terceiro trimestre de 2017, comparados com US$ 21 milhões registrados no segundo trimes- tre de 2017. Operacionalmente, os preços de venda foram melho- res, principalmente relativos às vendas de exportação, porém os volumes de vendas foram menores devido a restrições de produção resultantes dos períodos de inatividade para ma- nutenção planejada. A empresa considerou um lucro cambial não monetário após impostos de US$ 7 milhões no terceiro trimestre de 2017 (US$ 0,02 por ação), comparado com um prejuízo de US$ 18 milhões no segundo trimestre de 2017 (US$ 0,04 por ação), principalmente devido à dívida líquida em dólar norte-americano da Ilim. A companhia atingiu R$ 750 milhões de EBITDA ajustado (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) no terceiro trimestre de 2017, o que representa crescimento de 28% em re- lação ao mesmo período de 2016. A empresa também registrou redução no nível de endividamento, medido pela relação dívida líquida e EBITDA, que passou de 4,9 vezes em junho para 4,4 ve- zes em setembro. A alta competitividade aliada à qualidade da diversificada linha de produtos e à finalização do processo de ramp up da Unidade Puma, permitiram à Klabin ampliar o volume vendido em todos os segmentos em que atua durante o terceiro trimestre de 2017. O volume total de vendas da companhia aumentou 7% em comparação ao mesmo período de 2016, ao atingir 843 mil toneladas (sem incluir madeira), mais uma vez, impulsionado pelo aumento contínuo das ven- das de celulose da Unidade Puma e pelo bom desempenho da companhia nos mercados de papel e conversão, segmentos que também Klabin registra crescimento de 28% no EBITDA do terceiro trimestre de 2017 EMPRESA INFORMA QUE REGISTROU SEU 25º TRIMESTRE CONSECUTIVO DE CRESCIMENTO NOS RESULTADOS FINANCEIROS influenciaram positivamente a receita líquida de vendas da com- panhia no 3T17, que somou R$ 2.225 milhões (incluindo madeira), resultado 13% maior em relação ao mesmo período de 2016. Em celulose, o volume de vendas no terceiro trimestre de 2017 foi 12% maior em relação ao mesmo período de 2016. No 3T17, a Klabin comercializou 353 mil toneladas de celulose, sendo 254 mil toneladas de celulose de fibra curta e 99 mil toneladas de celulose de fibra longa e celulose fluff. As vendas no segmento de conversão (embalagens de papelão ondulado e sacos indus- triais) alcançaram 196 mil toneladas no terceiro trimestre deste ano, resultado 7% maior do que o atingido no terceiro trimestre de 2016. Ao longo do 3T17, as vendas de papéis e embalagens da Klabin totalizaram 490 mil toneladas, valor 4% maior quando comparado ao 3T16. A Klabin investiu R$ 216 milhões no terceiro trimestre de 2017. Desse total, R$ 54 milhões foram destinados às operações florestais, R$ 99 milhões foram aplicados na continuidade operacional das fá- bricas, R$ 23 milhões foram remanescentes da Unidade Puma e, R$ 40 milhões foram aporta- dos em projetos especiais e expansões, princi- palmente em projetos de alto retorno e focados na melhoria do desempenho da companhia em todos os seus segmentos de atuação.

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