Revista Graphprint - Edição 180

GRAPHPRINT OUTUBRO 17 20 OS CRITÉRIOS DA 16ª PESQUISA GRAPHPRINT Realização: Divisão de Pesquisa da Agnelo Editora Iniciativa: Agnelo Editora Período: dezembro de 2016 a agosto de 2017 Metodologia: A Pesquisa GRAPHPRINT contou com uma ferramenta: portal (www.graphprint.com.br ). Dividido em 24 categorias (fornecedores) isentas de marcas de referência que induzissem a votação, o formulário conteve solicitação de indicações para nomes de cinco empresas em cada categoria, possibilitando assim uma abrangência maior do mercado. Conforme previsto no regulamento da 16ª Pesquisa GRAPHPRINT, as empresas respondentes foram classificadas em três grupos: Grupo 1 – empresas pequenas, de 1 a 50 funcionários; Grupo 2 – médias empresas, de 51 a 200 funcionários; e Grupo 3 – grandes empresas, acima de 200 funcionários. O critério utilizado para determinar o tamanho das gráficas foi o número de funcionários. Segundo esse critério, ficou assim a distribuição da amostra, considerando o porte das empresas: Ainda conforme previsto no regulamento, foram considerados votos nulos (portanto não incluídos como votos válidos) aqueles nos quais o respondente votou na sua própria empresa ou marca, aqueles re- cebidos após a data de encerramento da pesquisa, votos respondidos em duplicidade, os respondentes que encaminharam o questionário da pesquisa sem conter respostas, bem como os votos atribuídos a empresas que não pertenciam à categoria em questão. Foram 732 os votos válidos obtidos na 16ª Pesquisa GRAPHPRINT junto às gráficas, empresas fornecedoras, agências de publicidade, bureaus e consultores, assim divididos por áreas de atuação: compras (272); dire- toria (189); gerência (145); produção (104); outros (22). Caráter do formulário: confidencial, preservando a identidade da empre- sa e do respondente. Geograficamente, os respondentes estão distribuídos da seguinte forma: 74% Região Sudeste; 12% Região Sul; 8% Região Nordeste; 3% Centro- -Oeste; 3% Região Norte. Atributos:por não contemplar atributos para asmarcas eleitas,a Pesquisa GRAPHPRINTnãoidentificaascaracterísticasdasmarcasvencedoras,como qualidade, credibilidade e outros, nem aufere participação de mercado. O regulamento da pesquisa pode ser lido no site: www.graphprint.com.br/pesquisa Pequeno porte 68% Médio porte 19% Grande porte 13% Sudeste 74% Sul 12% Nordeste 8% Centro- Oeste 3% Norte 3%

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=