Revista Graphprint - Edição 177 - page 3

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GRAPHPRINT 177
EDITORIAL
Cashbackda impressão
Peguemos entãocaronanapesquisaKantar IbopeMediaquemostrouque, atu-
almente, 50% dos brasileiros têm acesso a pelo menos três telas. Em 2012
eram 15%. Perceba que esse novo cenário, o consumo de produtos oumídia,
se transforma em algo muito maior do que um investimento financeiro ou de
atenção. Bem-vindo à era da transação complexa, que envolve valores e cren-
ças de uma nova geração que lida de forma íntima com campanhas emarcas.
Outra pesquisa da Kantar Futures apontou que 74% dos entrevistados se sen-
tem livres para moldar suas identidades e se transformar no que quiserem, o
que indicaum interessepelaquebradepadrões,que vãodesdeoenfrentamen-
to de tabus até uma buscamais intensa por bem-estar e qualidade de vida.
Eis que surgeadiferenciaçãoe inovação, fatores de sucesso.Agora vocêpreci-
sa saber se a sua empresa tem os ouvidos abertos para escutar oque o consu-
midor temadizer.Crie conexão com causas epropósitos.Para issoalguns con-
ceitosestão sendoadotadospelosnovosclientes.OmétodoAgile ressurgepara
“co-criar, desenvolver e executar”de forma rápida, levando em conta a gestão
multidisciplinar emenos hierárquica. Há então o nascimento dos “squads”, ou
seja, grupos orientados verticalmente por produto ou features relacionados.
Perceba que os times agora são autogeridos, não há figuras marcantes de li-
derança formal, mas, sim, lideranças orgânicas. O tempo atual decidiu que as
metodologias ágeis promovemmais interação entre os membros da equipe e
os clientes. O resultado é um relatório conclusivo demaior entendimento sobre
os requisitos do projeto e sua execução. Há evidente engajamento para levar o
projeto adiante e alcançar sucesso.
Claro que na prática não é simples pensar e agir assim. Novos conceitos che-
gam avassaladores para encontrar soluções criativas e focadas nas necessi-
dades reais domercado, não apenas em estatísticas.Viva o cashback. Escrevo
aqui sobre o aplicativo gratuito para iPhone e Android que beneficia as duas
pontas da cadeia, o consumidor e o comércio. O consumidor recebe parte de
seu dinheiro de volta a cada compra realizada em um estabelecimento comer-
cial credenciado à redeBeblue, e o comércio consegue fidelizar seus clientes e
aumentar seu faturamento com a adesão à plataforma.
Se por um lado os usuários corporativos estão usando cada vez mais dispo-
sitivos móveis pessoais, serviços de cloud computing, redes sociais e outras
ferramentas de software nas salas e rotinas das companhias, por outro as
empresas precisam se adaptar à nova realidade, que está fundamentada em
necessidades de negócio das empresas. Chamado de consumerização deTI, o
movimento que define o novo cenário corporativo pode representar ameaças e
oportunidades.
Dados da última pesquisa IDG Enterprise Consu-
merization of IT in the Enterprise ressaltam que
o atual cenário de mobilidade não será inter-
rompido e as empresas devem fazer mudanças
para proteger dados corporativos, acomodando
os dispositivos que seus funcionários esperam.
Quase 82% das empresas pesquisadas já esta-
vam fazendomudanças, como definir o compar-
tilhamentodedadoscorporativos, investir emso-
luções de gerenciamento de dispositivosmóveis
(MDM) e comprar serviços seguros de comparti-
lhamento de arquivos. A partir dos resultados da
pesquisa,especialistasacreditamque,emvezde
combater a consumerização da TI, as empresas
estão reconhecendoqueelaémaisqueuma ten-
dênciaeestãoencontrandomaneirasde respon-
der e se adaptar.
E a sua gráfica faz apenas e tão somente serviço
de impressão?
Saudações GRAPHPRINTENSES!
Fábio Sabbag
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