Revista Graphprint - Edição 176

GRAPHPRINT MAIO17 Digital para promocional 29 Asoscilaçõesdaeconomiaeocenárioumpoucomaispositivoquesedesenhapara os próximos meses não tiraram das promoções a importância que elas ganharam junto aos consumidores nos últimos tempos. As ofertas especiais estão no topo da lista de fatores para a escolha da loja na qual os brasileiros vão comprar. As promoções tiveram papéis diferentes por tipo de canal de compra. Por exemplo: melhoraram a frequência de ida aos hipermercados, apresentando crescimento de 14,5%em comparação comoanoanterior. No casodos supermercados de rede, as promoções impactaram em aumento dos gastos em 4,9% (deflacionado), e ainda atraírammais de 1.820.000domicílios para os atacarejos. A oferta quemais cativa os brasileiros, segundo o levantamento, é a famosa “leve mais, pague menos” (68%), seguida pelo desconto de preço (64%). Produtos grá- tis e com brinde aparecem, respectivamente, com 25% e 23%. O comportamento demonstra que o foco do consumidor, ainda preocupado em racionalizar e planejar, está em obter uma vantagem imediata com as promoções. Outro comportamento que tem impactado o consumo no Brasil é o fato de que as famílias estão cada vezmenores. Em 2006, por exemplo, 30% dos lares tinham uma ou duas pessoas. Dez anos depois, o número foi para 32%. Já os que eram compostos por cinco ou mais pessoas, no mesmo período, caíram de 22% para 19%. Atualmente, 7% dos domicílios têmapenas umapessoa. Essamudança implicaumamaior demandade embalagens sobmedida,menores e ideais para omomento. Para as mais diferentes indústrias o fato é que as transformações sempre ocor- reram, mas nunca na velocidade em que observamos atualmente. Isso se dá por conta de dois grandes fatores: o comportamento de uma nova geração e o avanço exponencial da tecnologia. A soma destes dois elementos aponta paramais trans- formações e algumas delas podem impactar o seu negócio. Entretanto, determinar se esse impacto será positivo ounegativo é uma questão de escolha. DIGITALCOM FOCONOPROMOCIONAL Sempre atento ao nível de consumo e ao aumento da propaganda, o setor promo- cional acompanha de perto as ações demarketing das companhias. Antes restrito ao ambiente offset, que desenvolve commaestria diferentes impressos, o gráfico pode usar também a tecnologia de impressão digital. “Oportfólio oferecidopelaEFI é abrangente e completo. Todos os equipamentos da linha de grandes formatos atendem aomercado promocional. Com alta tecnologia, os gráficos podem esbanjar criatividade e qualidade nas produções de banners, displays, cartazes, embalagens promocionais, etc. Entre as vantagens dos equipa- mentos da EFI estão a alta velocidade e qualidade de impressão, além da possibi- lidade de baixas tiragens e de personalização. Todas essas vantagens alavancam a produtividade e a competitividade da gráfica nomercado”, aponta ErnandeRamos, diretor de vendas paraAmérica Latina da EFI. OsvaldoCristo, PresalesHP Indigo ePWPparaAmérica Latina, fala que para omer- cado promocional a empresa oferece a linha HP Indigo, “que atende aos formatos um quarto de folha emeia folha e velocidades de produção adequadas à necessi- dadede cada cliente. As características deproduçãodo cliente edemandas de seu mercado definem as vantagens da impressão com a linhaHP Indigo. Os principais pontos em comum são: o acerto de trabalho virtualmente com zero tempo, que permite que os clientes cumpram prazos cada vez mais apertados; o acerto do JorgeArmandoMoreno,EspecialistadeVendas, Soluçõesde ImpressãoElectrofotográfica /Divisão deSistemasde ImpressãodaKodak: “Umadenossasúltimasnovidades foi o lançamentodenovas tintasespeciais - como tonsmetalizados (douradoe prateado), vermelhofluorescentee possibilidadedese trabalhar com tinta desegurança - tudonumamesma sequênciade impressão,usando todos osbenefíciosdaquintaunidadeacoplada àsoutrasquatrounidadesCMYK.” trabalho com custo zero, ou seja, só consome o que efetivamente se imprime; a impressão frente verso e com alceamento eletrônico, dispensando as entradasmúltiplas na impressora, imprimindo emuma sóentradaambasas facesdopapel com até setecoresemcadaumadelas; entregaopro- duto alceado quando o trabalho requer mais de uma folha; operaçãosimplesecustosprevisíveis; e a tecnologia exclusiva ElectroInk, responsável por gerar impressos com a mesma aparência e sensação tátil da impressão convencional, com acabamento diferenciado e mais rápido”, esmi- úça o executivo daHP.

RkJQdWJsaXNoZXIy MTY1MzM=