GRAPHPRINT MAIO16
Tendências
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água e danos causados por inundações (49%) e também obter
redução na emissão de monóxido de carbono e danos do fumo
(37%).
Quando pensamnas futuras smart homes, os brasileiros apontam
quepotenciais frustraçõespoderiamacontecer por falhanacone-
xão (64%), taxas de manutenção (58%), pirataria (53%), falha do
produto (50%) e serviço fraco (44%).
Amaioria (73%) esperaque a instalaçãodedispositivos de smart
homes seja embarcada em outros serviços como cabo, internet,
etc. Eles também esperam (67%) que os dispositivos sejam tão
simples de configurar como televisão a cabo. A maioria (72%)
também afirmaque, semorasse emuma smart home, gostariade
ter um pacote integrado de segurança para todos os seus dispo-
sitivos inteligentes.
Sobre compartilhar dados da smart home, 65% das pessoas dis-
seram que compartilhariam os dados por dinheiro, 60% por des-
contos, 31% por cupons e 11% disseram que não se sentiriam
confortáveis em compartilhar os dados de seus dispositivos do-
mésticos inteligentes.
Entre os dispositivos inteligentes que os brasileiros consideram
ter em casa até 2025 estão: iluminação inteligente (84%), uten-
sílios de cozinha inteligentes como geladeira e máquina de café
(69%), termostato inteligente (42%), máquinas inteligentes para
lavar louça e roupa (69%), sistema de detecção de insetos (55%),
sistema de rastreamento médico pessoal (51%), governanta vir-
tual (42%), companheiro virtual (26%), baby-sitter virtual (21%).
Para proteger a sua casa no futuro, os entrevistados acreditam
que usarão fatores como sensores inteligentes (62%), reconheci-
mento de voz de (59%), impressões digitais (57%), escaneamento
de retina (55%), chamadasautomáticasparaos serviçosdeemer-
gência (53%), senha digitada (37%), chave ou cartão de acesso
(32%), quartos do pânico (29%), segurança robotizada (29%), có-
digo padrão de (22%) e batimento cardíaco (19%).
Sobre a segurança dos dados pessoais armazenados pela smart
home, os entrevistados se dizem muito preocupados em ter os
dados roubados por criminosos eusados contraeles (75%), ter os
dados armazenados emumanuvempúblicaondeémais vulnerá-
vel (62%), ter os dados armazenados em um só local, ou seja, se
foram violados todas as informações estariam acessíveis (63%) e
ter os dados repassados para os fornecedores de terceiros para
fins demarketing e vendas (53%).
Se algo não funcionar em um dispositivo inteligente como, por
exemplo, se a geladeira encomendar mantimentos ou o termos-
tato elevar muito a temperatura, os entrevistados dizem que cul-
pariam os fabricantes de dispositivos (66%) e os fornecedores de
serviçospúblicosdedispositivos (50%).Apenas21%acreditariam
que esses comportamentos seriam culpa de hackers ou cibercri-
minosos.
Os brasileiros acreditam que irão usar os seguintes métodos de
pagamento no futuro: impressão digital (48%), pagamentomóvel
(47%), cartão de débito ou crédito (45%), caixa (37%), escanea-
mento de retina (36%), reconhecimento de voz (29%), cobrança
por dispositivosdasmart home (28%),bitcoinououtramoedaele-
trônica (28%), reconhecimento facial (26%), chipembutidonocor-
po, que reconhece quando você deixou a loja com um item (20%)
e reconhecimento deDNA (15%)
No Brasil foram entrevistadas mil pessoas, sendo 50% homens,
50%mulheres, 30% de 18 a 33 anos, 30% de 34 a 49 anos, 38%
de 50 a 68 anos e 2% acima de 69 anos.
Para saber mais sobre esse assunto, a Atlantic Council divulgou
um relatório que pode ser acessado emwww.atlanticcouncil.org/
publications/reports/smart-homes-and-the-internet-of-things
OUTRASDESCOBERTAS IMPORTANTESDAPESQUISA INCLUEM:
• A geração do século 21 se sente mais confortável em receber di-
nheiro, descontos e cupons em troca de compartilhar seus dados
comportamentais através de seus dispositivos de smart homes (72%
dinheiro, 44%descontos e 29% cupons).
•Trêsquartos (75%) deconsumidoresesperaobter benefíciospesso-
ais vivendo emuma smart home.
• Os dispositivos inteligentes geralmente considerados são ilumina-
ção (73%), eletrodomésticos de cozinha (62%) e termostatos ou sis-
temas de aquecimento (60%).
• Mais da metade dos participantes espera que as contas de gás
e eletricidade (57%) e contas de aquecimento e resfriamento (55%)
sejam reduzidas na smart home.